29 abril 2009

Supernatural s4e19 Jump the Shark - Comentário

Neste episódio não se mostra Anjos ou Demônios, o que temos é o Monstro da semana, mas desta vez é muito mais interessante pois ele é filho do John Winchester.
No interior de Minasota, Adam vive uma vida normal, até o dia em que sua mãe desaparece e ele liga para seu pai, John, e ao invez dele encontra 2 rapazes que na verdade são seus irmãos.
Dean não quer acreditar, o rapaz tem de ser um impostor, um demônio, um shapeshifter, tudo menos seu irmão, mas o rapaz mostra as provas e conta histórias, John o levou para ver jogos de baseball no seu aniversário, lhe comprou sua primeira cerveja e o ensinou a dirigir no Matallicar. As cara que Dean faz mostram não só desagrado para um pouco de inveja do rapaz.
Sam também tem um pouco de inveja, gostaria de poder ter permanecido inocente, loge das caçadas, como Adam.

Sam e Dean não concordam em vários pontos e mais uma vez vemos o quanto eles mudaram:
- Dean insiste que Adam deve permanecer inocente e Sam acha que ele tem de ser treinado.
- Sam quer usar Adam com isca e Dean quer protegê-lo como seu pai parecia querer fazer.

Aborrecido com a decisão de Sam, Dean os deixa sós na casa onde Adam e Sam são atacados, na verdade Sam é atacado. Neste momento descobrimos que Adam é um Goul, um monstro que normalmente consome carne humana já morta e toma a sua forma e suas memórias. Mas por vingança este Goul e seu irmão decidiram matar pessoas vivas, pois elas estavam relacionadas com a morte do pai deles.

O que faz um monstro ser um monstro é um assunto recorrente em Supernatural, e o Goul ser um monstro nos mostra o quão perto Sam está perto de se tornar um, por enquanto o seu motivo para se juntar à Ruby é ajudar as pessoas, mas é claro que o fato dele esconder de Dean a verdade mostra que ele tem noção que está fazendo algo errado.

Outro assunto recorrente em Supernatural é vingança. Tudo começou por que John queria vingança pela morte de Mary, mas ele desistiu quando trocou a sua alma para salvar Dean, e saiu do inferno e ajudou Dean a matar o "Yellow eyed Demon". Sam se juntou à Dean quando Jessica foi morta, provocando em si a vontade de vingança. E vou vou além, todos os personagens que foram atraz de vingança se tornaram sombrias, e perdem a sua humanidade no processo. Por exemplo, Gordon em "Bloodlust", Bela em "Time is on my Side", Dirk em "After School Special. Todos eles tinham raões para fazer o que faziam, mas a decisão de se dar o prazer da vingança os fez se perdem.
Mas a mensagem que a série que a decisão de ir atraz de vingança não pé irreversível, existem oportunidades de mudar o caminho e se redimir. Que a coisa que faz a diferença é uma escolha.
Espero que quando chegue a hora, o amor que Sam tem por Dean o ajude a fazer a escolha correta.

Temos o irmão Adam, que era mesmo um Winchester, mas que acabou se tornando uma vítima por não saber se defender. Será que Sam estaria mesmo errado em ensiná-lo se ele fosse vivo? Afinal ser um Winchester é mesmo uma maldição? Afinal todos eles já morreram pelo menos 1 vez.

A minha ultima consideração é sobre o "elogio" que Dean faz a Sam. A observação que Sam é muito mais parecido com John do Dean poderá ser, apesar dele se vestir como ele, ouvir as mesmas músicas, e adorá-lo, foi muito mais uma constatação de que Sam se tornou um homem, muito diferente do que ele gostaría, amargo, amedrontado e seco, como o seu própio pai.

Melhores falas:
Dean: I finally get why you and dad butted heads so much: You two are practically the same person. I mean, I worshiped the guy -- I dressed like him, I acted like him, I listened to the same music -- but you were more like him than I will ever be. And I see that now.
Sam: I'll take that as a compliment.
Dean: You take it any way you want.


Sam: 'He wasn't exactly a monk.'
Dean: 'Well now I'm thinking about dad sex. Stop talking.'

Curiosidade:
A gíria "Jump the Shark" é geralmente utilizada se referindo a seriados de Tv, quando a história muda seu rumo, se afastando do tópico principal e segue caminhos absurdos, fazendo com que a série se perca do seu arco principal. Exemplo: Se a comédia Friends se tornasse um drama porque os personagens Monica e Chandler não podiam ter filhos.

Um comentário:

Sissi disse...

adorei o comentario!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...