21 julho 2009

O fim do mundo está chegando.

"Presságio" (Knowing) é um filme catástrofe. Ponto. E não adianta vir me dizer que não é porque é. Tem carro de metrô descarrilhando e ameaça de explodir a terra, então pra mim é catástrofe. Acontece que "Presságio" é um pouco mais que isso, é também um filme de ação, emoção, destino e esperança. Encabeçado por Nicholas Cage, o filme conta a estória de uma menina, Lucinda, que desde muito jovem é atormentada por vozes que lhe dizem coisas horríveis sobre o futuro.

Em 1959, a escola de Lucinda enterra uma cápsula do tempo - uma prática muito comum entre os americanos - onde cada aluno deveria desenhar como seria o mundo dali a 50 anos. Diferente de seus colegas, Lucinda escreve uma série de números em um papel e ao ser interrompida pela professora, se esconde em um armário e arranha a última sequência com os dedos até que eles fiquem ensanguentados.

O tempo passa, o tempo voa e o ano de 2009 chega, dando a Caleb (Chandler Canterbury), filho de John (Nicholas Cage) a sorte de ser o escolhido para ganhar o envelope contendo a sequência númerica de Lucinda e começando assim uma corrida contra o tempo para que John consiga decifrar o que eles significam. A descoberta é aterrorizante e leva John a conclusão de que o fim dos dias está próximo. Enquanto isso, seu filho passa a ser perseguido por homens estranhos e pelas mesmas vozes que atormentavam a pequena Lucinda.

O personagem de Nicholas Cage é um cientista que ficou viúvo e que, junto com a esposa, perdeu toda sua vontade de viver e sua fé. Apático, ele passa a viver para o filho e seus alunos do MIT, até que finalmente a mensagem de Lucinda dá um gás a sua vida. Já Chandler Canterbury é um rostinho famoso, já que apareceu em "O Curioso Caso de Benjamin Button" no papel título quando Benjamin tinha 8 anos.


Obviamente não podemos colocar "Presságio" na mesma categoria de filmes catástrofe como "Inferno na Torre" (The Towering Inferno, 1974) e "O Dia Seguinte" (The Day After, 1983), mas também não podemos negar que a mensagem passada pelo roteiro não é de todo inverossímel e sim bastante aterrorizante.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...